quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Transtornos Sexuais



Transtornos da resposta sexual

Neste tipo de transtorno:
1º- o indivíduo é incapaz de participar de um relacionamento sexual como ele desejaria.
2º- perda de desejo de ter atividade sexual.
3º- a frequência satisfatória de relações sexuais é de até 2 vezes por mês.
Este tipo de transtorno é mais comum nas mulheres, mas também acontece com os homens.
As causas são as mais variadas: baixa auto-estima; gravidez; redução da atração física, problemas de higiene, aparência descuidada; intimidade conjugal reduzida; rotina; relacionamentos extraconjugais, que na maioria das vezes são consequência e não causa; preocupações financeiras; doenças, tanto físicas quanto transtornos psiquiátricos; envelhecimento.
Como consequência, ocorre a evitação de situação provocadora, tolerância, desapontamento e agressão, e temor de abandono, um dos mais comuns.
Diante desta situação a necessidade de aconselhamento é imperativa para que o casal recupere o interesse pela prática sexual e, consequentemente, se ajude mutuamente no propósito de aprender a lidar com os obstáculos à sua felicidade.
É comum escutarmos, principalmente mulheres, dizendo "sexo não me faz falta". É realmente
fato que elas não sentem falta do intercurso propriamente dito (principalmente as mulheres em menopausa), dada a situação hormonal desfavorável. Porém, a sentimento de abandono é muito forte na maioria dessas mulheres. Evitam qualquer carinho que para elas tenha conotação sexual, na realidade qualquer carinho físico, mas reclamam da falta de atenção.Essa situação pode levar a separações, que são muito comuns quando o sexo não é satisfatório para os dois ou para para um deles.

Continuarei a abordar este tema, mais adiante.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante, eu acredito que o que acontece é exatamente o que está descrito no texto.

Abraço,
Ricardo