quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Abuso Sexual em Crianças

Dentro da temática dos transtornos sexuais, surge o problema de abuso sexual de crianças. Este abuso, pode acontecer das mais variadas formas, como sabemos, incesto, molestamento por adultos ou adolescentes, que podem ser ou não membros da família, estupro, participação forçada em produções pornográficas, prostituição tanto de meninos quanto de meninas, pelo menos.
Por que estas situações acontecem? Temos por hábito culpar a sociedade dos males que atingem a nossa família. Para as crianças em idade escolar, culpa-se a escola pela Educação Sexual ou pela ausência dela. O que dificilmente se cogita é que as primeiras influências que a criança recebe são dos seus pares (nomeadamente, sua família). Como a sexualidade da criança começa cedo ( com a masturbação), a forma como os pais lidam com a situação, muitas vezes definirá a forma como essa criança vai mais tarde encarar o sexo. As brincadeiras sexuais entre crianças não vão definir a sua opção sexual, então seria importante que os pais fossem esclarecidos sobre a forma natural com que devem encarar essas brincadeiras (entre crianças do mesmo sexo ou de sexo diferente). Aprender em casa sempre foi a melhor opção, de forma clara e concisa. Mas se os pais não possuem as condições de esclarecerem seus filhos é natural, a meu ver, que a Escola possa ajudar nesse assunto, preparando seus professores para essa tarefa.
Há que ficar atento para qualquer mudança de humor da criança. O acompanhamento sempre foi a melhor forma de conhecer e zelar pelas crianças. A criança pode não falar que está sendo molestada, mas com certeza ela emite sinais para pedir ajuda.
(continuaremos...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Este é um assunto que, sem dúvida, deve ser tratado em família. Por isso penso que para ter filhos há que se pensar antes em estrutura familiar. Os pais devem estar muito bem informados sobre como educar seu filhos, não basta ter sido filho para educar o seu próprio.
Este é um tema para ser abordado mais vezes.

Ricardo Paulino

Delfina disse...

Bom que vc gostou. Bj