terça-feira, 16 de setembro de 2008

Nova vacina contra câncer de mama ajuda o organismo a combater tumores

Plantão | Publicada em 15/09/2008 às 16h14m

Reuters

WASHINGTON - Um grupo de pesquisadores que desenvolve uma vacina experimental contra o câncer de mama informou que aperfeiçoou o imunizante e obteve um resultado ainda mais efetivo. A nova vacina insere um gene nas células para combater o câncer, o que permite gerar proteínas do sistema imunológico assim como células que conseguem destruir os tumores. O estudo foi publicado na revista "Cancer research".

Assim refere o jornal O Globo, na sua edição de hoje.

Mais uma esperança para tantas mulheres que se vêem ameaçadas pela doença. A diferença desta vacina é que ela é produzida pelas próprias células. As experiências, até agora com ratos, foram bem sucedidas.

"A vacina eliminou tumores em ratos com um tipo de câncer chamado HER2 positivo, relacionado a 20% a 30% dos tumores mamários. O imunizante foi capaz de combater inclusive estes tumores que haviam desenvolvido resistência aos medicamentos feitos especificamente para combatê-los. Além do câncer de mama, a proteína HER2 está expressa em excesso em tumores colorretais e ovarianos. A substância trastuzumabe, um medicamento caro à base de anticorpos fabricado pelo laboratório Genentech, pode tratar estes tumores, mas muitos pacientes desenvolvem resistência e as células cancerosas voltam a se multiplicar novamente."


Nenhum comentário: