segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Drogas

O National Geografic Channel apresentou um programa sobre a heroína afeganistã, chamada de heroína vermelha. A droga, que é produzida em proporções alarmantes, infecta principalmente a Europa, mas o resto do mundo não lhe é imune. Os comandos policiais afegãos montam barreiras e conseguem pegar algumas dezenas de quilos da droga, que os próprios traficantes colocam nas rotas que sabem ser vigiadas. O resto, que é medido em toneladas, trafega pelo mundo. Uma das drogas mais perigosas que transforma, principalmente jovens que são o maior número de usuários, em formas distorcidas de ser humano.
Na Noruega, o estado coloca à disposição dos usuários de droga postos onde podem adquirir agulhas e seringas. E, você pode vê-los na rua, cambaleando, se injetando sem que isso choque qualquer transeunte que esteja passado. Isso é muito comum. No mesmo país, existem clínicas financiadas pelo governo onde os usuários encontram a droga à disposição, assim como todo o material que necessitarem para se drogar. Contam também com equipe médica para evitarem "over" dose.
Um dependente entrevistado tentando comunicar-se através de um discurso trôpego, ressaltou que"...eles (as clínicas) fazem um ótimo trabalho. Eles salvam vidas, e isso não é bom?"
Mais adiante ele fala"...eu não deixo a droga porque a perderia a minha namorada que também é dependente. Mas eu posso parar quando quiser".
Não vou nem falar de como tudo isso me chocou. Existem mais países na Europa que facilitam o uso de agulhas e seringas, para evitar males maiores. Eu só gostaria que me dissessem quanto esses países investem no tratamento desses jovens.

Nenhum comentário: